Embora sejam até parecidos fisicamente, são muito distintos em sua forma de armazenar. Para escolher a melhor opção para o seu notebook, veja a seguir o guia com especificações que a bringIT preparou para você.
HD – Disco rígido bastante popularizado
A tecnologia que envolve o HD é muito popular e comum. Isso porque os discos rígidos surgiram a mais de 50 anos, e vem evoluindo década após década, compondo os computadores que temos hoje. De forma simplificada, nada mais é do que um disco giratório, cujo objetivo é ler e gravar dados.
Como funciona o HD?
Os HDs ou discos rígidos possuem um ou mais discos magnéticos. Além disso, contam também com braço juntamente com uma cabeça de leitura e de gravação. Além dos discos, possui ainda um motor que gira os pratos e move os braços. A dinâmica é ditada por um controlador de entrada e saída e um firmware, que faz o sistema se comunicar.
A velocidade dos discos rígidos pode variar bastante e são determinadas previamente. No caso de computadores mais comuns, que são a maioria, chegam a 4200 rpm a 7200 rpm. Desta forma, quanto maior a velocidade, mais rápido o disco rígido lê e grava dados do seu computador.
Principais vantagens
É uma tecnologia abundante e plenamente testada, mais barata e com as mesmas condições e capacidades que outras tecnologias, como, por exemplo, o SSD.
SSD – Nova tecnologia
O SSD ou Unidade de Estado Sólido é uma tecnologia bem mais recente e está tomando espaço no mercado rapidamente, pois conta com uma capacidade maior de armazenamento dia após dia. Vale ressaltar que o SSD se difere por armazenar eletronicamente os dados, sem descarte de dados ao desligar a máquina.
Como funciona o SSD?
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a tecnologia NAND. É a tecnologia usada em USB e agora também no SSD. O NAND conta com transistores de porta flutuante e registram uma carga para armazenar dados eletronicamente. Cada porta está conectada com as demais, em formato de rede e cada linha desta rede é chamada de página e são dispostas em blocos. Um controlador realiza o controle da localização dos dados, bem como outras demandas do SSD.
Principais vantagens
O SSD tem um carregamento muito mais rápido e mais leve. É mais resistente a impactos. Gasta menos energia e não tende a esquentar muito durante o uso, além de ser ideal para funções mais robustas, como softwares, aplicativos, games e filmes.
Veja também o nosso vídeo com dicas de como cuidar do seu SSD clicando aqui.
HD ou SSD – Qual escolher?
Esta é uma pergunta que todo comprador que deseja adquirir um notebook ou computador precisa saber. Se você procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho em tarefas robustas e que deve continuar crescendo bastante nos próximos anos, o SSD é uma boa solução.
Mas se precisar de mais armazenamento e deseja investir menos e optar por uma solução mais em conta, o HD é uma ótima solução para você. O que deve se levar em conta é o gosto pessoal e a sua identificação com o dispositivo.
Se você ainda tiver dúvidas sobre a bringIT, pode falar com a gente através do nosso Whatsapp clicando aqui e iremos esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre nosso site, processos, pagamentos e produtos.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.