Decidiu trocar o seu HD por um SSD e, quer sabe como instala-lo corretamente? Nós vamos explicar à você como!
O SSD permite que o notebook tenha um maior desempenho e rapidez em atividades rotineiras, como acessar arquivos ou inicializar o sistema operacional. Além de ser menos suscetível à perdas de arquivos em casos de quedas do notebook, se comparado ao HD.
Antes de começar a fazer a instalação verifique os itens abaixo:
- Se o notebook estiver conectado na tomada, desconecte-o;
- Se for removível, retire a bateria;
- Certifique-se de que você tenha as ferramentas necessárias;
- Faça um “mapeamento” de onde fica cada parafuso; e
- Escolha uma superfície plana e limpa para realizar a instalação.
Inicializando o sistema operacional
Você pode fazer uma clonagem dos dados do disco rígido para um HD ou começar a instalação do zero, neste caso com um CD de instalação do sistema operacional.
Para fazer a clonagem dos dados, você precisará de um programa específico para essa função pois, se você copiar os arquivos “manualmente”, não será possível iniciar o Windows, pois os arquivos do sistema não serão copiados. Um programa indicado para o Windows é o MiniTool Partition Wizard. Se você possui um Macbook, um programa compatível com seu sistema operacional é o Carbon Copy Cloner. Outro programa recomendado é o Clonezilla, que é compatível com os sistemas operacionais anteriormente citados, além do Linux.
Além disso, será necessário um adaptador SATA/USB ou um case HD, como na imagem acima. Se você decidiu pela clonagem, é necessário efetuar o processo antes de fazer a troca. Com o SSD em mãos, apenas o coloque no case ou no adaptador, conecte ao notebook e faça a clonagem.
Instalando o SSD
Para o Windows é o MiniTool Partition Wizard. Se você possui um Macbook, um programa compatível com seu sistema operacional é o Carbon Copy Cloner. Outro programa recomendado é o Clonezilla, que é compatível com os sistemas operacionais anteriormente citados, além do Linux.
Se você comprar um SSD da Kingston, no site oficial da marca, ela disponibiliza o Acronis True Imagem, um software que permite a clonagem do sistema e outras funções.
Além disso, será necessário um adaptador SATA/USB ou um case HD, como na imagem acima. Se você decidiu pela clonagem, é necessário efetuar o processo antes de fazer a troca. Com o SSD em mãos, apenas o coloque no case ou no adaptador, conecte ao notebook e faça a clonagem.
Instalando o SSD
- Retire com cuidado a tampa inferior do seu notebook, dependendo do modelo, existe uma tampa que dá acesso direto ao HD;
- Desconecte com cuidado os conectores ligados na placa mãe;
- Existem em alguns modelos de notebook, um suporte de metal que fica parafusado ao disco rígido. Se esse for o caso, coloque esse suporte no SSD;
- Em seguida conecte o SSD no lugar do HD e feche a tampa.
Dica:
Se o seu notebook possui leitor de CD/DVD é possível utilizar um Caddy (um adaptador que substitui o leitor do CD/DVD) e ter dois SSDs ou HDs no seu notebook. Para saber como escolher um Caddy correto para o seu notebook, acesse esse post.
Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.