Se o teclado do seu notebook está apresentando problemas, como teclas que não funcionam, caracteres incorretos ou falhas gerais, não se preocupe. Existem várias etapas que você pode seguir para diagnosticar e resolver esses problemas antes de buscar assistência técnica profissional. Este guia aborda as soluções mais comuns para problemas com o teclado de notebooks.
Verifique o estado físico do teclado
Antes de realizar diagnósticos mais complexos, é importante confirmar o estado físico do teclado. Verifique se há sujeira ou detritos acumulados entre as teclas. Manter o teclado do seu notebook limpo é essencial para garantir seu bom funcionamento e prolongar sua vida útil. Poeira, sujeira e detritos podem se acumular sob as teclas e causar problemas, como teclas presas ou não responsivas. Clique aqui para saber como fazer a limpeza do seu teclado.
Reinicie o Notebook
Às vezes, problemas temporários podem ser resolvidos com um simples reinício do notebook. Reinicie o dispositivo e veja se o problema persiste.
Verifique e atualize os drivers
Problemas com o teclado podem ser causados por drivers desatualizados ou corrompidos. Siga os passos abaixo:
-
Acesse o gerenciador de dispositivos:
No Windows, clique com o botão direito no menu Iniciar e selecione "Gerenciador de Dispositivos".
No macOS, vá para "Preferências do Sistema" > "Teclado" e verifique se há atualizações disponíveis. -
Atualize ou reinstale os drivers:
Se houver um aviso de erro no Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito no driver do teclado e selecione "Atualizar Driver".
Se a atualização não funcionar, tente desinstalar o driver e reiniciar o notebook. O Windows ou macOS deve reinstalar o driver automaticamente.
Verifique as configurações de idioma e layout do teclado
Ao digitar no seu teclado, você clica em uma letra e sai um símbolo, por exemplo, você clica em “ç” e sai “;“, provavelmente a linguagem ou o layout não estão configurados corretamente.
-
No Windows:
- Vá para "Configurações" > "Hora e idioma" > "Idioma" e verifique as opções de teclado.
-
No macOS:
- Vá para "Preferências do Sistema" > "Teclado" > "Fontes de Entrada" e verifique as configurações.
Os símbolos estão saindo repetidos?
Neste caso pode ser um problema físico ou do próprio sistema, no segundo caso, tem a possibilidade do problema ser causado por vírus. Para saber qual é o caso do seu notebook, faça um pequeno teste:
- Acesse o Teclado Virtual do seu notebook, você pode acessá-lo digitando “Teclado virtual” na barra de pesquisa do Menu Iniciar.
- Abra o Bloco de notas e escreva qualquer frase aleatória.
- Verifique se as letras se repetem mesmo clicando apenas uma vez, assim como quando você utiliza o teclado físico.
Feito isso, se ver que o caractere se repetiu, é um problema de sistema. Se isso não ocorrer é um problema do teclado físico.
O teclado emite um bipe ao digitar?
Neste casos existem algumas possibilidades, a menos provável é um defeito físico na peça. Se todas as dicas forem seguidas e o problema continuar, um defeito físico, deve ser considerado. Se o bipe é emitido ao digitar as teclas Num Lock, Caps Lock ou Scroll Lock, tem grandes chances de a opção “teclas de Alternância” estar ativada.
Para verificar esse problema, siga os seguintes passos:
- Primeiro acesse o Painel de controle -> Facilidade de Acesso-> Central de Atendimento -> Acesse Facilitar o uso do teclado
- Verifique se a opção “Ativar teclas de Alternância” está ativada. Se este for o caso, desmarque a mesma.
Se isso não resolver, tem a possibilidade do seu aparelho estar no modo manufatura.
O modo manufatura, é mais comum em notebooks da Dell, em outras marcas a combinação de letra pode ser outra, sugerimos que verifique o manual do seu notebook.
- Para saber se esse é o seu caso desligue o notebook e o ligue novamente.
- Enquanto o Windows reinicia, aperte simultaneamente várias vezes as teclas “Fn” e “X”. Tente fazer esse procedimento várias vezes.
- Se não resolver, ao ligar o seu aparelho pressione “F12“, irá aparecer um menu, neste momento veja se as teclas emitem som. Caso o problema persista, mesmo você tendo feito os procedimentos anteriores, provavelmente o teclado esta com problema.
Conclusão
Problemas com o teclado do notebook podem ser frustrantes, mas muitas vezes podem ser resolvidos com algumas etapas simples de diagnóstico e resolução. Se você seguiu todos os passos e ainda está enfrentando problemas, não hesite em procurar ajuda profissional para garantir que seu teclado e notebook estejam funcionando corretamente.
____________________________________________________________________________
Precisando de peças para seu notebook, consulte o site da bringIT! 💙️
Somos um e-commerce especializado na venda e distribuição de telas, fontes, teclados e baterias compatíveis com milhares de modelos de notebook. Oferecemos também itens de armazenamento, resfriamento, acessórios e periféricos.
Canais de atendimento:
📞️ 0800-000-3372 | (41) 3154-8100
📩️ atendimento@bringit.com.br
📲️ Envie uma mensagem via WhatsApp
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.