Existem alguns mitos vindos das antigas baterias feitas de Níquel-Cádmio que assombram a maioria das pessoas! Mas felizmente a tecnologia mudou e hoje utilizamos as atuais baterias de Íon de Lítio.
As baterias de antigamente, tanto quanto as pilhas, eram produzidas com outras substâncias, as quais traziam alguns problemas como o vício da bateria, o “efeito memória” ao carregar de mais, carregar de menos, carregar sem a bateria acabar, parar de carregar antes de completar, existiam estes perigos pois a bateria memorizava de onde você começou ou terminou de carregar. Tudo isso era uma confusão imensa e a duração da vida útil dessas baterias diminuía ao extremo pela falta de informação sobre o uso delas.
A partir disso, os técnicos e cientistas decidiram pesquisar novas substancias e químicos que fossem capazes de acabar com esse vicio e prolongar a vida útil das baterias. Surgiu então a composição das baterias de Lítio, e desde 1970 elas começaram a entrar no mercado. Hoje são praticamente maioria em eletrônicos, portáteis, celulares e em todo o comércio de eletrônicos. As baterias de Íon de Lítio não precisam ser descarregadas ou carregadas até o final sempre, elas estão livres do efeito memória e sua vida útil é muito maior do que de outros tipos de bateria.
As novas baterias não possuem o efeito memória, mas é importante, de qualquer forma, não deixar a bateria carregar 100% sempre ou descarregar a 0%. As baterias e pilhas funcionam através de “ciclos de vida”. Cada vez que você descarrega totalmente ou completa a carga até o fim, você está cumprindo um ciclo de vida da bateria. Elas, possuem em média de 300 a 500 ciclos de vida útil. Então se você evitar chegar aos níveis críticos você estará salvando a vida da sua bateria.
Quando os ciclos estão acabando ou se a sua bateria estiver perdendo a carga muito rápido, é importante verificar se é necessário calibrar a bateria (veja aqui Como Calibrar a Bateria do meu Notebook) ou comprar uma nova bateria para o seu notebook!
Dica para um bom uso da bateria:
- Utilize a bateria até chegar em 20% de energia restante para recarregá-la novamente
- Quando chegar a um nível de 70 à 80% pare de recarregar (não precisa deixar ela carregar até 100% sempre, é bom evitar isso devido ao aquecimento das células internas)
Assista ao nosso vídeo sobre o tema:
E caso precise de uma nova bateria acesso o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe de atendimento :)
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.